terça-feira, 28 de junho de 2011

Transtornos Psíquicos

Hoje, no Cafezinho das 5 h, o Mauro falou sobre Bipolaridade, ou Transtorno Bipolar. Bem, quase todo mundo sabe que esse transtorno acarreta alteração de humor, mas o que a maior parte das pessoas não sabe é a que intensidade essa alteração pode chegar. Não é uma questão de simplesmente alternar alegria e tristeza por algumas horas. A alegria pode beirar a euforia, e a tristeza chega à depressão severa. E pode durar longos períodos. Felizmente é tratável e o tratamento costuma trazer melhoras.

O meu transtorno psíquico, Transtorno Esquizoafetivo, é parecido com a Bipolaridade, porque existe a alternância de humor, mas é mais grave porque junto tem a psicose, que muda tudo de figura. Ter pensamentos psicóticos apoiados num humor instável é bastante difícil, é sofrido. Nos tira totalmente do eixo, nos joga num universo de confusões e equívocos. É duro. Mas, assim como a Bipolaridade, também é tratável, e, falando a partir da minha própria experiência, o tratamento ameniza bastante os efeitos do transtorno, nos dando mais estabilidade.

Mas o mais incômodo de tudo é a dificuldade que a maioria das pessoas têm para entender e respeitar uma doença mental. Todo mundo entende uma diabete, um câncer, uma pneumonia que seja, já com a doença mental existe uma limitação no entendimento e até preconceito. Isso deixa a gente um tanto triste. Ninguém fica doente por querer, adoecer não é uma escolha, seja qual for a doença. E falando nisso, além do meu transtorno psíquico, tenho hepatite C e hipotireoidismo. Ou seja, tenho lá minhas fragilidades, meus problemas de saúde. Mas me trato e tento viver minha vida o melhor que posso com as condições que disponho. A vida é isso, cada um vivendo de acordo com suas possibilidades. Até que chegue a hora em que tudo cessa e silencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário