segunda-feira, 22 de março de 2010

Firmeza

Firmeza de propósitos, estipular uma meta e seguir esta meta até alcançá-la, o objetivo definido, a determinação, a concentração numa direção específica, a realização, a concretização de um sonho, de um ideal, firmeza para fazer acontecer. Também faz parte da idéia de firmeza a explicitação clara de intenções. E tudo pode levar ao sucesso se junto com essas características de firmeza estiverem aliados o carinho e o respeito, poder contar com apoio, incentivo, estímulo, suporte, estrutura e infra-estrutura. Tudo junto conspirando a favor. Tudo junto com a firmeza vira uma firmeza muito maior.

Mas se ao invés de poder contar com o carinho e o respeito, com o apoio e o incentivo, o estímulo, o suporte, a estrutura e a infra-estrutura, acontece de nos depararmos com dificuldades de toda ordem, obstáculos e milhões de razões que nos desviam do objetivo e nos tiram a firmeza, então, nesses casos, a firmeza, mais que habitualmente, precisa ser firme e estar firmemente grudada à paciência e à perseverança. Porque firmeza mesmo é sempre suportar e superar as adversidade. Mas existem adversidades e adversidades. Existem adversidades "normais", se é que se pode dizer assim, são adversidades "naturais", são os desafios que se apresentam na vida da maior parte das pessoas. Mas existem adversidades que estão muito pra lá da conta, adversidades que eu chamaria de "artificiais", criadas justamente para tirar a firmeza e desviar um sujeito de seus objetivos. Se o sujeito em questão for uma pessoa boa, generosa, se não tiver uma obsessão egoísta para atingir apenas seus objetivos, é muito provável que a firmeza para seguir sua meta seja abalada e o sujeito se veja desviando de rumo, muitas vezes, para atender os objetivos de outros. E é exatamente aqui que a gente vai poder conhecer um outro tipo de firmeza. Uma luta silenciosa e aparentemente quieta. Principalmente se os ideais forem mais elevados, se a pessoa não quer, sob hipótese alguma, perder a individualidade nem descaracterizar seus feitos.

Mas veja que firmeza por si só não diz tudo. Firmeza pode ser bom ou pode ser ruim, sempre depende de como e com que propósito está sendo aplicada. E se por um lado precisamos ser firmes, por outro lado também precisamos ser flexíveis. Em tudo é preciso haver harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário