terça-feira, 16 de março de 2010

Poesia

"Ser poeta não é uma ambição minha
É a minha maneira de estar sozinha"

Fernando Pessoa em O Guardador de Rebanhos

"Palavras fazem misérias
Inclusive músicas"

Manoel de Barros em Matéria de Poesia

É isso. A palavra na poesia ganha outras dimensões. E quando alguém é tocado pela palavra poética tem a possibilidade de sair de um lugar fechado, de uma idéia que usa uma palavra pra trancar pensamentos, sentimentos, fazer julgamentos. E quem não se sensibiliza com poesia é porque já está trancado, é porque já não deixa mais nenhuma brecha para outras possibilidades que uma palavra oferece.

E os poetas não podem fazer outra coisa a não ser seguir fazendo poesia. Fazendo poesia pra tentar libertar os prisioneiros das palavras que trancam. Fazendo poesia para eles próprios se libertarem em suas palavras.

E eu... Eu me jogo em algumas palavras, me atiro no colo e fico. Às vezes, quando leio uma poesia ou quando escuto uma música que trás poesia na letra, sinto como se só estivessem esperando por mim, como se estivessem me dizendo:

Vem, pode vir, vem que eu sei que é desse colo que tu precisas.

E eu vou. Me jogo nas palavras que outros escreveram, mas que dizem com a maior exatidão aquilo que sinto, aquilo que preciso ver, ler em forma de palavra, na poesia.

E quando Manoel de Barros diz que as palavras fazem misérias, imediatamente eu enxergo toda essa infinidade de "coisas" que as palavras são capazes de fazer: nomear, adjetivar, traduzir ações e formas, cheiros, gostos, fazer poesia, contar histórias, declarar amores, cobrar posturas, libertar escravos etc, etc, etc. E vai que um miserável leia e pense em um único tipo de miséria na palavra miséria. Não, as palavras fazem misérias sim, porque as palavras fazem de tudo, inclusive músicas. Porque existe um ritmo na palavra escrita em poesia, em verso, que torna a fala poética uma fala musical. E porque também existem as músicas que trazem letras poéticas, essas que eu adoro.

E de vez em quando eu me apaixono. E de vez em quando eu também sinto vontade de fazer poesias. Então eu posso tentar dizer uma poesia, posso fazer uma tentativa de escrever só umas poucas frases que me vem assim, com uma vontade. É assim:

Eu penso na pele dele
Tão branquinha
Quase tão branquinha quanto a minha

Pronto. Só isso. Nem vou falar nos olhos azuis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário