quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Poemas no Ônibus

Esse projeto, Poemas no Ônibus, aqui em Porto Alegre, é muito bacana. Porque humaniza o dia a dia, coloca poesia na rotina, além de dar oportunidade para poetas anônimos terem seus poemas publicados e lidos por muitas pessoas, os passageiros dos ônibus. Mas também acontece de se ler poemas de poetas renomados, também são publicados poetas famosos.

Andar de ônibus tem suas vantagens e suas desvantagens. É bom por ser um transporte coletivo, mais ecológico e econômico. É bom porque nos leva onde queremos ir e nos coloca em contato com a população. Mas é um pouco ruim porque às vezes o ônibus demora a chegar e temos que ficar um tempão esperando. É ruim quando o ônibus está cheio e fica difícil se locomover e se segurar dentro dele. É difícil de se segurar quando estamos carregando objetos, como guarda-chuva, quando está chovendo. Mesmo assim, em meio às dificuldades, nos deparamos com os poemas e isso nos dá um certo alívio.

A vida é um pouco assim, como os poemas no ônibus. A vida é cheia de tarefas e obrigações que nem sempre são fáceis, nem sempre são do nosso agrado. E é por isso que precisamos ver poesia na vida, os aspectos bonitos, a sensibilidade à natureza e às pessoas, as artes, a literatura... Temos que conciliar as coisas. Nem só jogo duro cotidiano, nem só fantasia. Sim, a vida real com poesia!

PS: Mas às vezes, quando o ônibus não está cheio e minha viagem é mais longa, me sento e fico olhando pela janela. Vejo minha cidade, repleta de árvores, e observo as pessoas que caminham em diferentes ritmos e direções. Nessas ocasiões acontece de me vir inspiração para algum conto ou poema ou uma simples frase de efeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário