terça-feira, 14 de setembro de 2010

Cada um com seus problemas

"Cada um com seus problemas" é uma frase que denota indiferença, tipo: não tenho nada que ver com teus problemas. Denota egoísmo, tipo: fica na tua que eu fico na minha. Denota individualismo, tipo: cada um sabe de si ou, cada um por si e Deus por todos.

Está certo, cada um é responsável por si e pelos mais próximos de si. Não cabe a um sujeito resolver os problemas do mundo. Mas existem situações em que se não pudermos contar com a solidariedade alheia estamos fritos.

Por isso, existem pessoas que se dedicam a trabalhar com os problemas dos outros, que tentam ajudar na resolução dos problemas. Na área da saúde, na educação, no direito, na política, etc. E os artistas que oferecem trabalhos que trazem novas visões, idéias para reflexões, sugestões.

Com as doenças é a mesma coisa. Poucas são as pessoas 100% saudáveis. A maior parte das pessoas tem algum distúrbio. E isso é um problema de cada um. E doente a pessoa enfrenta dificuldades e limitações e precisa de apoio. Talvez por isso quando adoecemos ficamos tão frágeis, na mão dos outros, e quando conseguimos melhorar nos tornamos mais humanos e compreendemos melhor as doenças dos outros.

Cada um, cada um, mas os problemas de cada um também são, em parte, problemas nossos. Dá pra ver que é uma fisioterapeuta falando... Agora impossibilitada de exercer. Isso foi o mais difícil no meu adoecimento, passar da posição de cuidadora para a de ter que ser cuidada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário