domingo, 19 de setembro de 2010

Livros

Tenho pelos livros um carinho todo especial. Amo os livros! Claro que me refiro àqueles livros que escolho e que leio e que, então, passo a conviver com eles durante o tempo em que os estou lendo, e é essa convivência durante o período da leitura, somada à paixão que a leitura vai proporcionando, que resultam no amor.

Alguns livros se tornam tão importantes que continuam me acompanhando mesmo após a conclusão da leitura. Alguns, releio de tempos em tempos.

E é assim que os livros se tornam parte da gente, porque absorvemos o que lemos, refletimos a respeito, nos modificamos, amadurecemos, conversamos sobre e, até, escrevemos após uma leitura saborosa e nutritiva. Escrevemos escrevendo, escrevemos pensando, sentindo, falando, agindo...

Também tenho livros que me foram presenteados, livros que ganhei de pessoas amigas, pessoas queridas, pessoas que me conhecem, que sabem como eu gosto de ler e também sabem o tipo de leitura que mais gosto. Estes, com dedicatórias e carregados do carinho e da atenção da pessoa que me deu o livro, merecem um lugar especial, na estante e no coração.

E, por amar os livros, já aconteceu, muitas vezes, de eu escolher, também, livros para presentear. Nestes casos, procuro livros que possam transmitir alguma mensagem significativa. Acho que um livro, assim como uma carta ou um e-mail, já é, por si só, uma conversa.

Tenho alguns livros autografados. Livros de autores que admiro muito. Verdadeiras preciosidades para mim. Livros que amo e que trazem algumas palavras, escritas pelo autor, especialmente para mim.

Livros são um barato! São amigos silenciosos. São companheiros. Pedem licença para entrar em nossa vida. Convidam para a leitura. Respeitam o sono, quando a gente decide parar de ler. E os livros nos trazem uma infinidade de assuntos, reais, imaginários, poéticos, informativos. Livros são tudo de bom, quando são bons.

Amo os livros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário